Bem-vindo à Ilha dos Arvoredos - Paraíso da Sustentabilidade | Fundação Fernando Eduardo Lee
A Ilha dos Arvoredos é um rochedo localizado a 1,6 quilômetros da Praia de Pernambuco, em Guarujá. O local inspirou o sonho de vida do engenheiro Fernando Eduardo Lee, filho de imigrantes americanos que recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para fins científicos.
Na década de 1960, Fernando Eduardo Lee criou na Ilha um grande laboratório para pesquisas na área de tecnologia de energias alternativas, e desenvolveu soluções arquitetônicas para transformá-la em auto-sustentável em água potável.
Para dar continuidade a este legado, Fernando Lee criou a Fundação Fernando Eduardo Lee em 19 de agosto de 1984. Após a morte de seu idealizador, em 1994, um grupo de educadores assumiu a direção da Fundação Fernando Lee em 1996, e em parceria com a UNAERP, faz a administração e dá continuidade ao sonho de seu fundador, mantendo os projetos científicos e iniciativas implantadas na Ilha dos Arvoredos em benefício da Humanidade.
Objetivos da Fundação Fernando Eduardo Lee
• Manter, administrar e preservar a Ilha dos Arvoredos;
• Promover e divulgar as pesquisas científicas de energia solar e eólica, oceanográficas, de biologia marinha, ecologia e outros estudos científicos e tecnológicos;
• Entidade de natureza científica e cultural, sem fins lucrativos nem vinculações políticas ou religiosas.
Ilha dos Arvoredos possui certificação ambiental internacional
A Ilha dos Arvoredos é oficialmente o primeiro e único atrativo das Américas e do Hemisfério Sul chancelada com o selo Green Key. A certificação foi concedida em janeiro/2024 e em janeiro/2025 a Ilha teve o selo renovado.
Com o selo Green Key, a Ilha dos Arvoredos - centro de estudos e Pesquisa em benefício da Humanidade - é reconhecida globalmente como um ícone de ecoturismo responsável.
Toda essa diversidade de conhecimento pode ser conferida por meio do Projeto Mundo Sustentável. Em cooperação entre a Fundação e o Instituto Nova Maré (INMAR), as duas instituições realizam um programa de visitação ecoturística colaborativa, embasado na tese de doutorado da Profa Dra Priscilla Bonini Ribeiro, que criou uma metodologia ativa de educação ambiental utilizando a Ilha.
Ao estar na Ilha, é possível conhecer novas maneiras de interagir com o ambiente e os principais conceitos de sustentabilidade.Toda essa diversidade de conhecimento pode ser conferida por meio do Projeto Mundo Sustentável. Em cooperação entre a Fundação e o Instituto Nova Maré (INMAR), as duas instituições realizam um programa de visitação ecoturística colaborativa, embasado na tese de doutorado da Profa Dra Priscilla Bonini Ribeiro, que criou uma metodologia ativa de educação ambiental utilizando a Ilha.
Novidades
-
14/06/2020 18:47
Ilha dos Arvoredos - Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental
Ao caminhar pela Praia de Pernambuco é possível avistar uma pequena ilha em meio ao belíssimo mar de Guarujá. Mas diferente do que se pensa, a Ilha dos Arvoredos é muito mais que um cartão postal da Cidade. Localizada a 1,6 quilômetro da praia, a Ilha reúne projetos ambientais e científicos e um...