Grupo da universidade americana Lafayette College visita a Ilha dos Arvoredos
10/02/2025 12:45
Um grupo de 14 alunos e três docentes da universidade americana Lafayette College, de Easton (Pensilvânia, EUA), realizou uma visita especial à Ilha dos Arvoredos no dia 10 de janeiro. A expedição internacional foi planejada para aprofundar conhecimentos sobre a história e os projetos de sustentabilidade idealizados pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee, formado há 100 anos pela mesma universidade americana.
Os visitantes vivenciaram momentos de aprendizado e conexão com a natureza, conheceram os principais atrativos da Ilha dos Arvoredos e iniciativas como permacultura, compostagem, energias limpas e uso sustentável de recursos. Além disso, observaram a rica diversidade de flora e fauna, com destaque para as tartarugas marinhas, e conheceram mais sobre o Projeto Mundo Sustentável de visitação na Ilha (parceria Fundação Fernando Eduardo Lee e nstituto Nova Maré), e as pesquisas científicas realizadas na Ilha (convênio Fundação Fernando Eduardo Lee e Unaerp Guarujá).
Um dos pontos altos foi a experiência única de acessar a ilha pela icônica gaiola da Fênix, o guindaste de acesso à ilha, que proporcionou momentos de adrenalina e encantamento. Eles também participaram de dinâmicas em grupo e exploraram o entorno da ilha, conhecendo mais sobre os projetos sustentáveis e o legado deixado por Fernando Eduardo Lee, que tem sido conservado pelos esforços conjuntos entre a Fundação Fernando Eduardo Lee, a Unaerp Guarujá e o Instituto Nova Maré.
Os estudantes compartilharam suas impressões. Lucy McShane, uma das alunas participantes, afirmou que foi uma experiência maravilhosa. “É incrível ver como a ilha opera com uma economia circular e utiliza diferentes formas de energia, como solar e eólica. O legado de Fernando Eduardo Lee é impressionante, e é emocionante ver a continuidade deste trabalho.”
Matt Bernarski, professor da Lafayette College e representante do Dyer Center de Empreendedorismo e Inovação, reforçou a relevância educacional da visita. “Os estudantes puderam aprender sobre a história e os esforços de sustentabilidade da ilha, absorvendo conhecimento e inspiração que podem aplicar em suas próprias vidas e projetos futuros.”
O empresário e ex-aluno da Lafayette College, Mark Lebl, que acompanhou o grupo, destacou a importância da parceria: “Estamos muito felizes em fortalecer esse intercâmbio entre as instituições e trazer os alunos para vivenciar o legado de sustentabilidade da Ilha dos Arvoredos. É um exemplo inspirador de como projetos inovadores podem gerar impacto positivo para o meio ambiente.”
