Ilha dos Arvoredos recebe a chancela do selo Green Key, único atrativo das Américas e do Hemisfério Sul a obter esta certificação de excelência ambiental internacional
22/04/2024 15:34
A Ilha dos Arvoredos é oficialmente o primeiro e único atrativo das Américas e do Hemisfério Sul chancelada com o selo Green Key. A bandeira que sinaliza esta conquista foi hasteada no dia 23 de fevereiro na Ilha autossustentável localizada a 1,5 quilômetros da Praia de Pernambuco, em Guarujá, litoral de São Paulo.
Desde sua concepção a partir dos anos 1950 pelo visionário engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee, a Ilha dos Arvoredos tem sido um um verdadeiro laboratório a céu aberto, com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente. Lá, por exemplo, foram instaladas as primeiras placas solares da América Latina, gerador eólico para energia através dos ventos, possui sistema de captação de água da chuva, entre outras iniciativas, em uma época em que nem existia a palavra Sustentabilidade.
A concessão da ilha está sob a responsabilidade da Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL), instituição criada pelo idealizador na década de 1980, antes de seu falecimento, para dar continuidade ao legado científico. Os projetos de pesquisas atualmente são realizados em parceria entre a Fundação e a universidade Unaerp. Em um dos estudos, o do Horto medicinal, os pesquisadores analisam a relação entre o clima litorâneo e a produção dos compostos medicinais, e as estruturas de concreto são foco de estuydos na área de Engenharia.
Toda essa diversidade de conhecimento pode ser conferida por meio do Projeto Mundo Sustentável. Em cooperação entre a Fundação e o Instituto Nova Maré (INMAR), as duas instituições realizam um programa de visitação ecoturística colaborativa, embasado na tese de doutorado da Profa Dra Priscilla Bonini Ribeiro, que criou uma metodologia ativa de educação ambiental utilizando a Ilha.
Ao estar na Ilha, é possível conhecer novas maneiras de interagir com o ambiente e os principais conceitos de sustentabilidade. O programa de visitas já recebeu mais de 2 mil pessoas desde 2021, que vivenciaram todo o legado histórico, cultural e ambiental da Ilha, e a experiência de melhores práticas para uma atração turística sustentável.
Destaque mundial - Com o selo Green Key, a Ilha dos Arvoredos agora é reconhecida globalmente como um ícone de ecoturismo responsável. A oficialização da certificação ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2024, em cerimônia realizada no Auditório da universidade Unaerp Guarujá, na presença de autoridades e imprensa.
Os representantes do comitê gestor da Ilha dos Arvoredos, Profa Dra Priscilla Bonini Ribeiro (Fundação Fernando Eduardo Lee e Unaerp Guarujá), e Bruno Tacon Cardoso (Instituto Nova Maré), receberam a placa, a bandeira e o certificado do Green Key das mãos da coordenadora nacional do programa no Brasil, Leana Bernardi, que é do Instituto Ambientes em Rede, representante da Foundation for Environmental Education (FEE), Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa que faz a concessão do selo.
Avaliação - A coordenadora nacional do Green Key, Leana Bernardi, parabenizou a todos os envolvidos no trabalho da Ilha dos Arvoredos pela certificação internacional. “É uma conquista muito grande para a Ilha, mas é mais importante ainda para o programa Green Key, porque pudemos ver todo o trabalho diferenciado que é feito aqui na Ilha, que se destaca muito no setor do turismo. Toda essa construção de um atrativo como foi feito aqui por Fernando Lee é muito impressionante, e tenho certeza que é um orgulho muito grande para o programa Green Key Global também”.
“A Ilha agora é um dos pontos de destaque mundial na área de ecoturismo sustentável. Esse selo vem coroar um trabalho de décadas, é uma conquista que dá muito orgulho para nós, brasileiros e brasileiras, e para todos da equipe que fazem este projeto acontecer. Fernando Lee pode ser considerado o papa da Sustentabilidade e nos mostrou que é possível o ser humano construir um ecossistema, não prejudicar a natureza e viver de forma plena”, ressalta a pesquisadora da Fundação Fernando Lee e diretora-geral da Unaerp Guarujá, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro.
“Fernando Lee foi pioneiro. A gente está mostrando, pelo trabalho na Ilha na área de Sustentabilidade, que dá pra ser protagonista e cada vez mais o Brasil tomar essa frente da Sustentabilidade, e Guarujá sendo referência. E depois de 30 anos de seu falecimento, Fernando Lee ainda está ganhando prêmio por sua genialidade. Isso valida todo esse legado já existente na Ilha”, enfatiza Bruno Tacon Cardoso, presidente do Instituto Nova Maré.
Ilha é único atrativo das Américas e do Brasil - Um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo, o Green Key já certificou mais de 4 mil estabelecimentos turísticos em 60 países, nos ramos de hospedagem, parques de campismo, centros de eventos, restaurantes e atrativos turísticos.
Na categoria de atrativos turísticos, somente 97 possuem o Green Key em todo o mundo, e a Ilha é o único localizado nas Américas e no Hemisfério Sul, os demais estão na Europa (65) e na Ásia (1). Para obter a certificação, a Ilha dos Arvoredos passou por uma rigorosa avaliação, com 65 requisitos a serem cumpridos, atestando os esforços empreendidos em incorporar práticas ambientalmente responsáveis em suas operações, proporcionando uma experiência única e de conscientização para os visitantes. A categoria de Atrações Turísticas é considerada a mais complexa para ser atendida e, por isso, possui poucos selos distribuídos.
Considerando todos os tipos de estabelecimentos, o Brasil reúne, além da Ilha dos Arvoredos, outros sete locais certificados na categoria de equipamentos de hospedagem, localizados nos estados de Paraná (1), Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (4).
Para saber mais sobre as pesquisas e projetos da Ilha dos Arvoredos, acesse www.ilhadosarvoredos.com.br ou conheça mais sobre os atrativos pelo instagram @ilhadosarvoredosoficial. Para agendamentos de visitas colaborativas, consulte o portal https://tursustentavel.org.br.