Reafirmando compromisso com a Sustentabilidade, lha dos Arvoredos renova selo Green Key
17/03/2025 12:59
A Ilha dos Arvoredos foi recertificada com o selo Green Key, de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade no setor turístico. Com isso, mantém o título de primeiro e único atrativo ecoturístico das Américas e do Hemisfério Sul a obter esta certificação ambiental internacional, consolidando-se ainda mais como referência em Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A renovação foi oficializada em 10 de fevereiro, após uma rigorosa avaliação e auditoria externa que verificaram os processos de gestão ambiental da Ilha, sob coordenação dos gestores ambientais Nycolas Gomes, Priscilla Maria Bonini Ribeiro e Rodrigo Fernandes. Dentre os itens avaliados estão o uso de recursos como a água e a energia, a gestão de resíduos, o manejo de áreas verdes, a Responsabilidade Social Corporativa, procedimentos administrativos mais sustentáveis, entre outros. Um dos pontos observados de aprimoramento foi a instalação do novo sistema de energia solar, que permitiu resgatar a tradição da Ilha em energia limpa. O certificado de renovação do selo pode ser conferido aqui.
Manter o selo Green Key reforça o compromisso contínuo da equipe com práticas sustentáveis e com a preservação do meio ambiente e destaca a ilha no cenário ecoturístico mundial. O Green Key é gerido internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Para a Profa Dra Priscilla Bonini Ribeiro, pesquisadora e conselheira da Fundação Fernando Lee, a recertificação simboliza um prêmio ao trabalho incansável em busca de soluções inovadoras para um futuro mais sustentável. "Estamos profundamente entusiasmados e otimistas, acreditando que a experiência da Ilha continuará a inspirar pessoas ao redor do mundo a integrar a sustentabilidade em suas vidas diárias. O futuro do planeta depende de ações como essas, e é nosso papel coletivo fazer desse compromisso uma realidade global."
Yasmim Garcia da Silveira, presidente do Instituto Nova Maré - parceiro na elaboração e execução na gestão ambiental - acredita que a renovação do selo é um marco importante não apenas para a ilha, mas para toda a comunidade envolvida na promoção da sustentabilidade. “Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo em adotar práticas inovadoras e responsáveis, que não só preservam o meio ambiente, mas também educam e inspiram visitantes. Estamos comprometidos em fazer da Ilha um exemplo a ser seguido globalmente.”
A Ilha dos Arvoredos foi projetada nas décadas de 1950 e 1960 pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee para ser um verdadeiro laboratório a céu aberto, com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente. É cenário para projetos de pesquisas científicas dentro da parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee e a Unaerp, e pelo Projeto Mundo Sustentável, realizado pela Fundação e pelo Instituto Nova Maré (INMAR), são apresentadas ao público visitante na Ilha as melhores práticas de Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Selo Green Key mantém a Ilha dos Arvoredos no mapa mundial do Turismo Sustentável